InstitucionalPlanos e Estudos

Planos do CBH-TJ

Plano de Bacia

O Plano de Bacia Hidrográfica (PBH) é um instrumento de planejamento que serve para orientar a sociedade e os tomadores de decisão para a recuperação, a proteção e a conservação dos recursos hídricos das bacias ou regiões hidrográficas correspondentes. Esse plano tem horizonte de longo prazo, devendo ser acompanhado por revisões e atualizações periódicas. Além disso, o PBH consolida as ações de gestão de recursos hídricos da UGRHI.


Plano de Capacitação

O Plano de Capacitação do CBH-TJ é parte do Procomitês da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), visando fortalecer a gestão dos recursos hídricos. Seu objetivo é ampliar a participação social e preparar os membros para suas funções, promovendo ações de capacitação e integração. Aprovado em 2021, busca atender às metas estabelecidas e fortalecer a representatividade no Comitê e nas Câmaras Técnicas.


Plano de Comunicação

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, criado pela Lei nº 7663/91, é responsável pela gestão dos recursos hídricos na região, promovendo a participação da sociedade. Para fortalecer sua atuação, desenvolveu um Plano de Comunicação, composto por diagnóstico, prognóstico e plano de ação, visando melhorar a gestão dos recursos hídricos na bacia.


Plano de Educação Ambiental

O Plano Diretor de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (PDEA-TJ) é um instrumento que tem como principal objetivo orientar o Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ) a selecionar as propostas de projetos e ações de educação ambiental que são prioritárias, dada a realidade da bacia. Desse modo, o PDEA-TJ contribui para que a aplicação de recursos financeiros nessa área ocorra de forma mais efetiva.


Plano Diretor de Restauração Florestal

O Plano Diretor de Restauração Florestal Visando a Produção de Água e a Preservação da Biodiversidade da UGRHI Tietê-Jacaré tem como objetivo orientar as ações de restauração e conservação da vegetação nativa e de manejo do solo nas áreas estratégicas da UGRHI Tietê-Jacaré, com a finalidade principal de proteger e conservar as nascentes e os cursos d’água e, portanto, a qualidade e a disponibilidade de água na bacia hidrográfica, considerando a proteção e preservação da biodiversidade.